Linha 2 do Metrô de BH, trecho Barreiro-Calafate, foi qualificada no âmbito do Programa de Parcerias de Investimentos – PPI (21/10/2020) - Maciel Rocha

Compartilhar este artigo:

Linha 2 do Metrô de BH, trecho Barreiro-Calafate, foi qualificada no âmbito do Programa de Parcerias de Investimentos – PPI (21/10/2020)

Foi publicado hoje, 21/10/2020, o Decreto nº 10.525, assinado pelo Presidente da República, dispondo sobre a expansão do metrô de Belo Horizonte.

De acordo com o Decreto, a linha 2, trecho Barreiro-Calafate, do metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte, fica qualificado no âmbito do PPI, para fins de estudos de viabilidade e de alternativas de parcerias com a iniciativa privada.

Com uma extensão de 10,5 quilômetros, estima-se que o projeto da linha 2 do metrô contemplará sete estações entre o bairro Calafate, na Região Oeste de BH, e o Barreiro. A expectativa é que 120 mil pessoas utilizem a linha 2 diariamente.

Os recursos para as obras de construção da linha 2 do metrô, conforme anteriormente acenado pelo próprio Governo Federal, giram em torno de 1,2 bilhão e referem-se à indenização acordada na Justiça Federal pela Ferrovia Centro Atlântica (FCA). A promessa é que este valor seja repassado ao Governo do Estado de Minas Gerais, tão logo o acordo seja homologado pela Justiça.

O apoio aos estudos ficará a cargo do Ministério do Desenvolvimento Regional.

A equipe de Consultoria da MRA está disponível para maiores esclarecimentos.

Fonte da imagem: Diário do Transporte